ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

PAPA DETERMINA QUE QUALQUER CATÓLICO BATIZADO, INCLUSIVE MULHERES E LEIGOS, PODERÁ CHEFIAR DEPARTAMENTOS DO VATICANO


O Papa Francisco determinou neste sábado uma mudança histórica que permite a qualquer católico batizado chefiar departamentos do Vaticano, inclusive leigos – nome dado àqueles que não são religiosos e parte do clero – e mulheres. A regra faz parte da nova Constituição para a administração central do Vaticano, conhecida como Cúria, que entrará em vigor no próximo dia 5 de junho.

Durante séculos, os departamentos foram comandados por clérigos do sexo masculino, geralmente cardeais ou bispos. O novo documento, de 54 páginas, é chamado Praedicate Evangelium (Pregar o Evangelho, em latim) e levou quase uma década para ser concluído. Lançada no nono aniversário da posse do Pontífice, em 2013, a nova Constituição substituirá a anterior, emitida em 1988 pelo Papa João Paulo II.

De acordo com o anúncio, “o papa, os bispos e outros ministros ordenados não são os únicos evangelizadores na Igreja”, acrescentando que homens e mulheres leigos “devem ter papéis de governo e responsabilidade” na Cúria.

A seção de princípios do documento diz que “qualquer membro dos fiéis pode chefiar um dicastério (departamento da Cúria) ou organismo” caso o Papa decida que são qualificados e os nomeie. A Constituição vigente, de 1988, afirma que os departamentos, com poucas exceções, deveriam ser chefiados por um cardeal ou bispo e assistidos por um secretário, especialistas e administradores.

A nova regra não faz distinção entre homens e mulheres, e diz apenas que a nomeação de um leigo depende da “competência particular, poder de governo e função” do departamento em questão. No geral, a nova Constituição permite também que os departamentos tenham suas próprias regras internas.

Ao menos dois departamentos, o dedicado aos bispos e o dedicado ao clero, continuarão sendo chefiados por homens, uma vez que mulheres não podem ser padres na Igreja Católica, ressaltam especialistas. Já o departamento para a vida consagrada, responsável pela ordem religiosa, poderá ser dirigido por uma freira no futuro. No momento, a área é comandada por um cardeal.

Em entrevista à Reuters, em 2018, o Papa revelou que havia selecionado uma mulher para chefiar um departamento econômico do Vaticano, mas ela não aceitou o cargo por motivos pessoais. A nova Constituição diz que o papel dos leigos católicos no governo da Cúria é “essencial” por causa de sua familiaridade com a vida familiar e a “realidade social”.

No último ano, o Papa Francisco nomeou uma mulher pela primeira vez para o segundo cargo mais importante no governo da Cidade do Vaticano, tornando a irmã Raffaella Petrini a mulher de mais alto escalão no menor país do mundo.

Também em 2021, o Pontífice nomeou a freira italiana Alessandra Smerilli para o cargo interino de secretária do escritório de desenvolvimento do Vaticano, que lida com questões de justiça e paz. Além disso, o Papa Francisco escolheu Nathalie Becquart, membro francês das Irmãs Missionárias Xaviere, como co-subsecretária do Sínodo dos Bispos, um departamento responsável por preparar grandes reuniões dos bispos mundiais a cada dois anos.

O Globo



Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA