As inscrições para o concurso da Escola de Sargentos das Armas (Esa) do Exército Brasileiro se estendem até o próximo dia 6 de maio. Após retificação do edital, o prazo original para inscrições foi postergado para oportunidade para quem quer seguir carreira militar. Após o curso de formação, o candidato é nomeado terceiro sargento e passa a ter remuneração inicial de R$ 3,8 mil.
Serão preenchidas 1.100 vagas para cargos de nível médio. A lotação após o curso de formação é em âmbito nacional. O teste será aplicado em todo o Brasil, sendo a capital potiguar a única cidade do Rio Grande do Norte onde terá aplicação de provas. O Exame Intelectual (prova escrita) do concurso ESA será aplicado no dia 4 de setembro de 2022 e o ingresso nos Cursos de Formação de Sargentos só ocorrerá em 2023.
Requisitos
Podem participar do certame pessoas com idade de 17 a 24 anos (para a área geral), faixa etária que se estende até 26 anos especificamente para músicos e profissionais de saúde. Para se candidatar a uma das 1.100 vagas, estão entre as principais exigências estaturas mínimas de 1,60m (homens acima de 18 anos), 1,57m (homens de 17 anos) e 1,55m (mulheres), além de autorização do responsável legal em caso de menores de idade. A lista de pré-requisitos, que inclui estar em dia com obrigações militares e eleitorais, está detalhada no segundo capítulo do edital de abertura.
Provas
O exame é dividido em seis partes. As duas primeiras, correspondem as provas de matemática e português com 14 questões de cada disciplina. A terceira parte corresponde a questões sobre história e geografia do Brasil (seis de cada disciplina). Na quarta parte, são dez questões de língua inglesa, sucedida da redação (questão única). Para a formação de técnico de enfermagem e músicos, existe uma parte extra, com doze questões específicas.
Os aprovados no teste intelectual precisam passar por etapas presenciais, que reúnem aferições como inspeção de saúde, exame de aptidão física (corrida, flexóes e abdominais), comprovação dos requisitos e psicoteste. Os interessados deverão se inscrever no site oficial do Exército do Brasil
(clique aqui). O edital pode ser acessado através do
link (clique aqui).