RECURSOS: DEPUTADO WALTER ALVES DESTINOU MAIS DE R$ 320 MILHÕES PARA O RN
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Ainda falta o anúncio oficial, mas de acordo com as informações de bastidores e movimentações já registradas nas redes sociais, o deputado federal Walter Alves (MDB) deverá ser o candidato a vice-governador ao lado da atual governadora Fátima Bezerra (PT).
Confirmada a chapa, Walter chega com o peso de quase 40 prefeitos aliados somente do MDB. No campo da atuação parlamentar, o destaque para o encaminhamento de recursos através de emendas. Nos últimos anos, apenas como deputado federal, Walter Alves destinou aproximadamente R$ 320 milhões em todas as regiões do Estado.
O parlamentar faz prestação de contas dessa quantia através das redes sociais e periodicamente os próprios gestores municipais registram a destinação e aplicação das chamadas emendas parlamentares em benefício da população. “Sou um deputado municipalista. Uma das bandeiras do nosso mandato é fortalecer, cada vez mais, os municípios. Por isso, sempre destinamos recursos para o Rio Grande do Norte”, explica Walter Alves.
Os recursos enviados pelo deputado são aplicados em diversas áreas: saúde, educação, turismo, infraestrutura urbana, segurança, entre outras. Mas é na saúde pública onde os benefícios ganham destaque. Especialmente no enfrentamento à pandemia de Covid-19. E não são apenas as prefeituras que recebem ajuda do mandato do deputado Walter Alves. Órgãos importantes como a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e a Liga Contra o Câncer em Natal também são contempladas com recursos.
De acordo com os prefeitos ouvidos pela reportagem, o trabalho do deputado Walter Alves é essencial para aliviar as contas dos municípios e prestar um bom serviço à população. “Temos o deputado Walter como um grande parceiro. Graças ao trabalho dele, conseguimos desenvolver atividades em várias áreas. As portas do gabinete estão sempre abertas e podemos contar com ele”, explica Rivelino Câmara, prefeito de Patu.
Consciente dos problemas enfrentados pelos mais de cinco mil municípios brasileiros, o deputado federal Walter Alves cobra urgência no envio e tramitação da chamada “PEC do Pacto Federativo”. O assunto volta à tona nessa semana com a realização da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O parlamentar defende que o momento é oportuno para que Estados e municípios ampliem sua cota de participação na divisão do bolo tributário nacional, ampliando a capacidade financeira para fazer frente às crescentes demandas.
“O momento é ideal para a implantação destas mudanças. Acredito que o Governo terá apoio dos congressistas, Estados e municípios na aprovação da emenda com o novo pacto federativo”, destaca Walter Alves. O parlamentar explica que a maior parte dos recursos estão concentrados hoje na União e que a PEC vai desvincular e desindexar despesas do orçamento. Para o deputado, o novo pacto federativo é o caminho mais próximo para o reaquecimento das economias locais.
Força política
Deputado federal atuante e presidente estadual do MDB, Walter Alves tem a parceria com quase 40 prefeitos eleitos em 2020 pela legenda, além de dezenas de prefeitos filiados a outros partidos. Soma-se a esse grupo, outro montante de vice-prefeitos e centenas de vereadores do próprio MDB espalhados em todas as regiões do Rio Grande do Norte.
É com essa configuração que Walter Alves desponta como o nome favorito para compor a chapa com a atual governadora Fátima Bezerra. Analistas políticos afirmam que, se confirmada a aliança, a gestora estadual ganha um importante aliado para chegar à disputa eleitoral em outubro.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos