PRIMEIRO CASO DA VARIANTE XBB.1.5 DO CORONAVÍRUS É IDENTIFICADO NO INTERIOR DE SP
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Foto: Reprodução |
O primeiro caso da variante XBB. 1. 5 do coronavírus, considerada a mais transmissível pela OMS (Organização Mundial da Saúde), foi identificado em São Paulo.
A amostra foi coletada em 9 de novembro de 2022 em uma paciente de 54 anos, em Indaiatuba. Coleta foi sequenciada pela Rede de Saúde Integrada Dasa nesta quarta-feira 4. Apenas uma única amostra foi identificada como XBB. 1.5 entre 1.330 amostras.
Segundo o virologista responsável pelo projeto de vigilância genômica de rede, José Eduardo Levi, é possível que variante já tenha se espalhado pelo estado. “A amostra foi coletada em novembro e agora só conseguimos fazer a identificação, então é provável que já tenha sim um aumento porque a circulação [das variantes] muda com muita rapidez com essas sublinhagens da ômicron.”
Ainda de acordo com o virologista, não houve um aumento significativo na taxa de resultados positivos nos testes realizados na última semana. A XBB. 1.5 carrega uma mutação que torna a sua ligação com as células humanas muito mais eficiente, fazendo com que a contaminação seja mais veloz.
Variante já foi identificada em 29 países, segundo a OMS.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos