ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

DETRAN-RN APLICA 24,6 MIL MULTAS EM 2 MESES APÓS INSTALAÇÃO DE RADARES

 


Os novos radares de controle de velocidade instalados entre o fim de 2022 e início deste ano já aplicaram 24,6 mil multas em dois meses, em Natal. Os dados foram obtidos com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) e são referentes ao período de janeiro a fevereiro deste ano, quando todos os radares já estavam funcionando simultaneamente nos cinco pontos (detalhes no box). O órgão ainda não finalizou o levantamento de março. Em algumas vias, como a Engenheiro Roberto Freire, a detecção de infrações cresceu 2.095% de um mês para o outro. De acordo com o Detran, aumento das multas faz parte do processo de adaptação do motorista.

O analista de trânsito do Detran-RN, José Adécio Filho, diz que o cenário terá uma imagem mais fidedigna em um intervalo maior de observação. “A tendência natural é cair, até se estabilizar com oito meses, dez meses, um ano. Sempre vão ter aqueles cidadãos que, infelizmente, infringem as leis de trânsito. O radar não é colocado para multar, tanto que se você atender a lei, que é a velocidade da placa, você não vai ser multado. A gente tem que agir com poder de polícia que é dado ao Estado para obrigar o motorista a reduzir a velocidade e diminuir os índices de acidentes”, destaca.

Entre janeiro e fevereiro, o número de multas aplicadas pelos novos controladores quase dobrou. Ainda segundo os dados do Detran-RN, as infrações cresceram 98,5%, passando de 8.259 em janeiro para 16.398 em fevereiro. O órgão de trânsito argumenta que os números devem cair à medida que os motoristas se acostumem com a nova dinâmica de tráfego. Por outro lado, motoristas reclamam de falta de sinalização, ausência de campanhas de educação anteriores à implementação dos radares e condições precárias das rodovias.

O motorista de aplicativo Francinildo Ferreira diz que a falta de sinalização adequada acaba causando diversas multas, sobretudo na Roberto Freire. “As placas muitas vezes ficam muito próximas dos radares. Por exemplo, uma placa pede 40 km/h numa região, depois outra diz que é 80 km/h e logo na frente tem um radar que é 40 km/h. Muitas vezes a gente leva multa por isso. Não é questão de desrespeitar a lei, a gente tem que ter mais segurança mesmo, mas desse jeito é imoral. Além disso, para pagar uma multa é uma dificuldade, uma burocracia sem tamanho no Detran”, reclama.

Na avaliação do marceneiro Geraldo Bezerra, a falta de informação sobre os radares é um dos fatores para o aumento das multas. “A gente não fica sabendo com antecedência, isso deveria ser uma campanha constante do Detran. A gente descobre só quando chega a multa. A informação, a divulgação é importantíssima. Já levei algumas multas por isso. A falta de segurança é outro fator porque tem semáforo que não dá para parar à noite porque senão a pessoa é assaltada”, questiona o motorista.

A TN questionou o Detran-RN sobre os valores arrecadados com as multas, mas o órgão não soube informar o quantitativo. No entanto, o analista de trânsito José Adécio Filho explicou que o Detran-RN está fazendo o levantamento dos valores, bem como a destinação dos recursos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as multas por excesso de velocidade variam de R$ 130,16 a R$ 880,41. O engenheiro José Adécio explica que cerca de 30% das multas aplicadas são “perdidas”, o que dificulta o cálculo da arrecadação.

“Historicamente, de 70% a 80% das multas são quitadas e o restante se perde. O motorista não paga, como, às vezes, não paga IPVA, como não paga o licenciamento obrigatório. Infelizmente a gente tem um histórico de que esses carros vão para o interior continuar rodando sem regulamentação, com excesso de multas”, detalha.

Os radares começaram a funcionar em dezembro último nos dois pontos prioritários: Via Costeira e João Medeiros Filho. Em seguida, em janeiro, os equipamentos da Roberto Freire, prolongamento da Prudente de Moraes e Rota do Sol entraram em operação. Inicialmente, os controladores tinham previsão de começar a funcionar em agosto, mas a iniciativa precisou de adiamento.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA