O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
GOVERNO PUBLICA CALENDÁRIO DA 2ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL; VEJA DATAS
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). O cronograma começa a partir de segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.
Também nesta sexta, foi sancionada a lei que amplia o grupo de pessoas aptas a receber o benefício.
Mudanças no recebimento para quem indicou conta bancária
A portaria que definiu o calendário também alterou a forma de recebimento dos trabalhadores que se inscreveram no programa por meio do site e do aplicativo e informaram uma conta já existente para recebimento do benefício.
Para esses beneficiários, a segunda parcela também será depositada em poupança digital na Caixa em um primeiro momento. Esses recursos vão poder ser usado digitalmente (para pagamentos de contas, boletos e compras por meio de cartão de débito virtual) até uma segunda data, quando os recursos restantes nessa poupança serão então transferidos para a conta que o trabalhador indicou ao fazer o cadastro.
Mudanças no uso da poupança social
De acordo com a portaria, os trabalhadores não poderão transferir os recursos da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositados em conta poupança digital da Caixa.
No pagamento da primeira parcela, a Caixa informou que com o aplicativo Caixa TEM, por meio do qual o trabalhador movimenta os recursos da poupança digital, o trabalhador poderia efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, poderia pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.
A portaria atual, no entanto, define que os recursos "estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual."
São 3 calendários:
um para recebimento em poupança social
um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família
um para saque em espécie para poupança social e transferência automática dos recursos dessa poupança para contas já existentes
Segundo portaria sobre o calendário (veja mais abaixo), assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento.
Inicialmente, os recursos estarão disponíveis apenas em na poupança social digital para movimentações digitais: pagamento de contas, de boletos e realização de compras por meio de cartão de débito virtual. Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 30 de maio, também de acordo com a data de nascimento.
Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário é diferente. Os beneficiários vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, nos últimos 10 dias de maio. Já os saques em espécie começam na segunda-feira (18) para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) 1.
VEJA OS CALENDÁRIOS
1. Calendário para depósito em poupança social
Calendário da 2ª parcela (uso digital) - Poupança Social
Data do recebimento:
20 de maio (QUA)
21 de maio (QUI)
22 de maio (SEX)
23 de maio (SÁB)
25 de maio (SEG)
26 de maio (TER)
Nascidos em:
Janeiro e fevereiro
Março e abril
Maio e junho
Julho e agosto
Setembro e outubro
Novembro e dezembro
Fonte: Diário Oficial da União
2. Calendário para pagamento aos beneficiários do Bolsa Família
Calendário da 2ª parcela (saque) - Bolsa Família
Data do recebimento:
18 de maio (SEG)
19 de maio (TER)
20 de maio (QUA)
21 de maio (QUI)
22 de maio (SEX)
25 de maio (SEG)
Número de Identificação Social:
NIS 1
NIS 2
NIS 3
NIS 4
NIS 5
NIS 6
Data do recebimento:
26 de maio (TER)
27 de maio (QUA)
28 de maio (QUI)
29 de maio (SEX)
Número de Identificação Social:
NIS 7
NIS 8
NIS 9
NIS 0
Fonte: Diário Oficial da União
3. Calendário para saque da poupança social e transferência para contas indicadas pelos trabalhadores
Calendário da 2ª parcela (saque) - Poupança Social e demais públicos
Data do recebimento:
30 de maio (SÁB)
1 de junho (SEG)
2 de junho (TER)
3 de junho (QUA)
4 de junho (QUI)
5 de junho (SEX)
6 de junho (SÁB)
Nascidos em:
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Data do recebimento:
8 de junho (SEG)
9 de junho (TER)
10 de junho (QUA)
12 de junho (SEX)
13 de junho (SÁB)
Nascidos em:
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Fonte: Diário Oficial da União
58 milhões de brasileiros aptos a receber o auxílio
A portaria publicada nesta sexta informa que já existem mais de 58 milhões de brasileiros aptos a receber o auxílio, sendo que 28 milhões solicitaram a ajuda emergencial através do aplicativo do programa.
A Caixa Econômica Federal completou duas semanas sem liberar novos créditos do Auxílio Emergencial. O último balanço dos pagamentos divulgado pelo banco, às 14h de quinta-feira (14), apontava que haviam sido creditados até então R$ 35,5 bilhões a 50 milhões de brasileiros - mesmos números informados desde 30 de abril. Enquanto isso, milhões de brasileiros que aguardam o benefício seguem sem saber se - e quando - irão receber.
A portaria publicada nesta sexta indica que cerca de 8 milhões de brasileiros aptos ainda não receberam o auxílio.
Primeira parcela pendente
Na véspera, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que o banco pagará, entre esta sexta (15) e sábado (16), mais um "lote" referente à primeira parcela. Devem ser incluídos, nesse momento, pessoas que tiveram inconsistências no cadastro e, por isso, ainda estavam com o benefício pendente.
O presidente da Caixa não informou, porém, quantas pessoas serão incluídas nesse pagamento. receber, nem se haverá novas liberações da primeira parcela do auxílio de R$ 600 nas próximas semanas.
Em Brasília para reuniões com o Governo Federal, a governadora Fátima Bezerra (PT) decidiu mudar a agenda que teria nesta terça-feira (14) e quarta (15), e se reuniu com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o Meio Dia RN, com o BG, vai haver uma reunião com a cúpula de segurança do RN e a cúpula da segurança do Governo Federal para traçar estratégias de combate ao crime. Além disso, há a informação de que haverá também o reforço da segurança pública com o apoio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) nos próximos dias. A aeronave deverá ser usada para transportar lideranças de facção criminosa e que estão ocupando vagas no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Desde a madrugada desta terça que o Rio Grande do Norte vive momentos de apreensão por conta de um "salve", decretado por uma facção criminosa potiguar. A informação é que a ordem tenha partido de dentro de presídios.
Estudantes aprovados na chamada regular da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer matrícula nas instituiçoes para as quais foram selecionados até quarta-feira (8). As informações sobre a documentação exigida para a matrícula podem ser verificadas no Boletim Sisu, disponível no ambiente de inscrição do candidato, na página do programa . Há instituições que disponibilizam endereço eletrônico para o envio da documentação. As dicas de como acessar esse serviço, quando for o caso, também constam no boletim. Nesta edição, foram oferecidas 226.349 vagas para cursos de graduação em 128 instituições públicas participantes, 63 delas em universidades federais. Segundo o Ministério da Educação, 1.073.024 se inscreveram para esta edição do Sisu. Lista de espera Os estudantes inscritos no programa que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso, independentemente...
Um levantamento feito pela Fundação Abrinq apontou que quase 11 milhões de crianças e adolescentes no Brasil estão em situação de extrema pobreza. A edição de 2023 do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, que compila dados de 2021, mostrou que jovens entre 0 e 14 anos nesta situação vivem com 11 reais por dia. Os 10,6 milhões em situação de pobreza representam um aumento expressivo de 38% na comparação com 2020, quando eram 7,7 milhões de crianças e adolescentes. À CNN Rádio , o gerente executivo da Abrinq Victor Graça contou que há 10 anos a fundação lança a publicação, utilizando dados públicos do IBGE e da Pnad, por exemplo. “As causas para o aumento significativo na pobreza passam pelo desemprego, que afeta diretamente as crianças, viver com 11 reais ao dia é praticamente impossível.” Segundo ele, a pandemia de Covid-19 trouxe um “impacto imenso” na mortalidade materna, que teve um aumento de quase 100% entre 2019 e 2021. Mesmo diante desse qu...
Após três anos e seis meses chegou ao fim o comando do então capitão, atualmente major, Henrique de Sá em Goianinha. Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (19), aconteceu a transmissão de comando para o capitão Issac Leão, que a partir de agora será responsável pelo efetivo de Goianinha e mais oito municípios da região Agreste e Litoral Sul. O ato aconteceu na sede da 3ª Companhia, r eunindo autoridades políticas e policiais, bem como secretários municipais, conselheiros tutelares e sociedade civil. O prefeito Berg Lisboa, o ex-prefeito Junior Rocha e o presidente da Câmara de vereadores Odilon Barbalho estiveram entre os presentes. Em seu discurso, o prefeito Berg Lisboa agradeceu ao empenho de Henrique de Sá à frente da PM no município e, ao mesmo tempo, desejou que o novo comandante realize um grande trabalho em Goianinha. “O capitão Henrique aproximou a população e a gestão da entidade Polícia Militar, durante o tempo que esteve entre nós, e isso é algo positivo...
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) prossegue nesta segunda-feira, 25, pela manhã, com o cadastramento dos aprovados nos campi de Natal e Macaíba, além de iniciar as matrículas dos aprovados nas unidades da instituição no interior, de acordo com o seguinte cronograma de aprovados por opção: Natal e Macaíba: Administração, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Florestal, Tecnologia da Informação, Turismo e Zootecnia. Caicó: Ciências Contábeis, Matemática, Sistemas da Informação. Currais Novos: Administração e Turismo. Santa Cruz: Fisioterapia e Nutrição. O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O procedimento continua no período vespertino, para aprovados em outros cursos, de acordo com o detalhamento descrito no item 5.3 do edital de ingresso nos cursos de graduação da UFRN por meio do SiSU para o ano de 2016. Vagas rem...
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (15) o entendimento que autorizou transexuais e transgêneros a alterarem o nome no registro civil sem a necessidade de cirurgia de mudança de sexo. Com a decisão, a alteração poderá ser feita por meio de decisão judicial ou diretamente no cartório. Por unanimidade, a autorização já tinha sido dada no dia 1º de março deste ano, quando o Supremo julgou uma ação mais ampla sobre a questão. O caso voltou à pauta em função de outro processo que trata do tema e que ficou pendente de julgamento.