|
Sede do Itep RN, em Natal — Foto: José Aldenir/Divulgação
|
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) disponibiliza, a partir desta sexta-feira (15), um sistema de agendamento exclusivo para emissão de Carteiras de Identidade. A medida tem o objetivo de suprir a demanda da população em receber o auxílio emergencial do Governo Federal. O serviço oferecerá 160 fichas diárias em quatro cidades do Estado. O sistema começa a funcionar meio-dia.
Após a publicação do decreto do Governo do Estado que suspendeu o funcionamento das Centrais do Cidadão com o objetivo de inibir aglomerações em razão da pandemia de Covid-19, a sede do Itep, localizada no bairro da Ribeira, passou a receber um acúmulo de pessoas em busca da emissão do RG. Muitas pessoas enfrentaram longas filas em busca de uma segunda via do RG para conseguir sacar o auxílio emergencial.
Diante disso, o Itep disponibilizou o agendamento virtual.
Como agendar
Para realizar o agendamento será necessário a criação de um cadastro, com e-mail e senha, além da apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular, não sendo possível realizar o agendamento para terceiros. O agendamento pelo site oferecerá atendimento no dia útil seguinte, com horário marcado. No momento agendado, será obrigatória a apresentação de documento que comprove o direito a retirada do auxílio emergencial.
A distribuição dos 160 atendimentos diários nas unidades ocorrerá da seguinte forma:
Natal, com 60 atendimentos no Instituto de Identificação, em prédio anexo a sede do Itep, no bairro da Ribeira.
Parnamirim, que atenderá 40 pessoas
São Gonçalo do Amarante, que receberá 20, os atendimentos serão realizados nas Centrais do Cidadão.
São José de Mipibu, 40 atendimento, na Central do Cidadão do município. Neste caso, no primeiro momento fichas serão distribuídas no local.
As pessoas que fizerem o deslocamento até essas unidades do Itep/RN sem agendamento prévio não serão atendidas.