ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

RN REGISTRA MAIS DE 4 MIL DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS EM UMA DÉCADA

Abuso contra criança e adolescente precisa de políticas públicas de combate     Foto: Rerpodução

A máxima de que o chamado “lar doce lar” é o local mais seguro para uma pessoa, nem sempre se materializa. É que é “entre quatro paredes” onde são registrados muitos dos casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, praticados até por familiares próximos. A problemática volta ao centro das atenções, principalmente neste mês que sedia o “Maio Laranja” e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta segunda-feira, 18.


O cenário de risco para essa parcela infantojuvenil da população no meio da sociedade é baseado em números. Nos últimos dez anos, somente no Rio Grande do Norte foram registradas mais de quatro mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. O dado preocupante é revelado por números do Disque 100, do Governo Federal. O balanço do serviço ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) disponibiliza estatísticas da problemática notificadas entre janeiro de 2011 e abril de 2019.


O levantamento mostra que no primeiro ano foram 239 denúncias de violência sexual contra o público infantojuvenil no estado potiguar. No ano seguinte, houve um aumento assustador: 1.027 registros. Em 2013, já houve uma queda considerável: 747 denúncias contra 652 casos em 2014. No ano seguinte, o número de denúncias caiu para 369 contra 315 em 2016. Em 2017, foram 370 registos e 288 em 2018.

E nos quatro primeiros meses de 2019, o Disque 100 contabilizou 86 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no RN. Após contato, por e-mail, feito pela reportagem, a Assessoria de Comunicação do MMFDH explicou que o balanço dos dados disponíveis no site do órgão é feito semestralmente e que o setor responsável ainda estava concluindo as estatísticas referentes ao segundo semestre do ano passado.



Um comparativo apenas do primeiro quadrimestre de 2019, entre os estados brasileiros, mostra que o RN ficou em 16º dentre as 27 unidades federativas do país. São Paulo liderou com 969 casos, enquanto Acre ficou com a menor quantidade: 10. À nível de Nordeste, o RN ficou como o quinto estado da região com mais denúncias. Bahia liderou com 300 registros e Sergipe ficou na nona e última, com o menor número de notificações: 48. O levantamento mostra também que parentes como, padrasto e até pai e outros familiares próximos, figuram como autores, além de vizinhos e desconhecidos; e constata que a casa da vítima e ou do suspeito predominam como local da ocorrência.
Araceli


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece em 18 de maio pelo fato da data remeter ao dia 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória, no estado do Espírito Santo. Os agressores nunca foram punidos.



Negligência e violências física e psicológica predominaram no RN entre 2011 e 2019
Além do registro específico de denúncias de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, o 


Disque 100 também traça um panorama mais geral sobre as mais diversas formas de violação praticadas contra o público infantojuvenil. E a negligência e violências física e psicológica predominaram no Rio Grande do Norte entre os anos de 2011 e de 2019.


O levantamento referente a esse cenário, que inclui o primeiro semestre do ano passado, revela que foram 1.743 denúncias de violências diversas cometidas contra crianças e adolescentes no estado, no primeiro semestre de 2019. Desse total, 668 casos foram de negligência, como alimentação, saúde e higiene; 406 de violência psicológica, como ameaçar e humilhar; 381 de violência física, como maus-tratos.


Além de 156 denúncias de violência sexual, que inclui abuso e exploração sexual, e pornografia, dentre outros tipos que aparecem com números abaixo de 50 casos. Outro dado preocupante é que parentes, como padrasto e até pai e outros familiares próximos figuram como autores, além de vizinhos e desconhecidos; e a casa da vítima e ou do suspeito predominando como local da ocorrência se mantém neste cenário.


O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, informou à reportagem que neste ano as ações de enfrentamento à violência contra a criança e adolescente incluem a realização dos Fóruns Nacionais; a criação de Centros de Atendimento Integrados; e a promoção da campanha nacional “Maio Laranja”, que contará com palestras e exposições em redes sociais, por conta da quarentena.



LEIA REPORTAGEM COMPLETA ANA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DE FATO DESTE DOMINGO (17)

Por Fábio Vale - Repórter do JORNAL DE FATO

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA