ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

RN RECICLA APENAS 3% DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, DIZ SINDICATO

 


Em todo o Rio Grande do Norte, são coletadas cerca de 3,4 mil toneladas de resíduos sólidos por dia, o que representa uma média de 1,2 milhão de toneladas por ano. Desse montante, apenas cerca de 3% é reciclado, conforme levantamento informado pelo Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (SindiRecicla-RN). As projeções para o ano de 2021 são do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS).

Entre um dos diversos cenários que contribuem para esse número está o baixo índice de abrangência da coleta seletiva de porta em porta, que tem uma cobertura de apenas 13,2% em relação a toda a população do estado, segundo informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Outra questão apontada pelo SindiRecicla é a alta taxa de informalidade do setor, o que dificulta a intermediação das gestões municipais e, consequentemente, a precisão dos cálculos.

“Nós temos uma grande dificuldade de levantar esses dados, por conta da alta informalidade presente na cadeia da reciclagem. Tem muitas pessoas e pequenas comunidades que reciclam mas que não informam os volumes e tipos de resíduos que entram no seu processo. É necessário que haja uma forma de contabilizar o formal e o informal”, destacou Patrício de Medeiros, presidente da SindiRecicla.


Ainda segundo ele, o que falta para que esses percentuais cheguem a um nível maior, é uma política direcionada a coleta seletiva e ao desenvolvimento de cooperativas e associações, além de uma educação ambiental voltada a toda população. Atualmente o estado conta com nove cooperativas reconhecidas pelo poder público, localizadas em Natal (2), Mossoró (1), Caraúbas (1), Parelhas (1), Caicó (1), Lagoa Nova (1), Santa Cruz (1) e Arez (1).

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do estado (SEMARH) estima que 300 mil toneladas de resíduos poderiam ser recuperadas anualmente, se todos os 167 municípios tivessem um sistema de coleta seletiva implantada, mas a realidade é que apenas 15 municípios possuem programas de coletas seletivas formalizadas, o que representa uma abrangência de apenas 8%. Os dados, disponíveis no PERS do Rio Grande do Norte, expõem a dificuldade das gestões municipais e estadual em avançar na reciclagem dos resíduos sólidos, uma das exigências e diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Em contrapartida, o coordenador do setor de Meio Ambiente e Saneamento da SEMARH, Robson Henrique, avalia que 95% dos municípios atende a elaboração dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos dentro do que estabelece a Lei nº 12.305 (PNRS), e que apenas os municípios de Extremoz, Maxaranguape, Macaíba e Ielmo Marinho não dispõem da ferramenta.

“Desde 2017, o RN alcançou índice superior a 95% dos municípios atendendo a elaboração dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos. Sendo assim, pode-se afirmar que quase todos as cidades já dispõem dos próprios planos municipais ou intermunicipais, ou seja, identificam o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados, além das práticas ambientalmente corretas adotadas pelas prefeituras para a segregação, coleta, armazenamento, transporte e disposição final”, explicou Robson.

Agora RN

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA