ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

COM AGENDAMENTO ONLINE, EMISSÃO DE RG NO ITEP GERA RECLAMAÇÕES NO RN

 

Demora na emissão de documentos causa insatisfação - Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil


A pandemia da Covid-19 mudou a convivência e a forma como os serviços básicos são oferecidos à população, como, por exemplo, tirar o Registro Geral de pessoas, o RG. Atualmente, no Rio Grande do Norte, para retirar a primeira, segunda ou terceira via do documento é necessário agendamento prévio por meio do site da Central do Cidadão – com o objetivo de evitar aglomerações. O problema é que muita gente não consegue sequer agendar.

 É o caso da doméstica Wilka Sany, de 47 anos, que há quase um ano ela tentava fazer o agendamento no sistema para realizar a carteira de identidade do filho Pedro Henrique, de 15 anos. Somente na última sexta-feira 12 a dona de casa conseguiu o documento do filho, após enfrentar uma fila de 300 pessoas para poder agendar um atendimento. 

“Desde o ano passado que eu tentava no site e não conseguia de jeito nenhum. Na semana passada fui no dia 5 na Central do Via Direta e tinha mais de 300 pessoas que madrugaram para 100 fichas que foram distribuídas às 12h. Como não consegui fazer o RG naquele dia, eles agendaram meu filho e as outras pessoas para hoje”, relatou.


 O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que emite o documento, esclareceu que o agendamento para emissão de identidades é feito exclusivamente online, através do site central.rn.gov.br, sempre a partir das 12h, de segunda a sexta. Diante da quantidade de pessoas que buscam o serviço, nem todo mundo consegue agendar para o dia que deseja, segundo o Itep. 

O órgão também informou que, devido à alta demanda, ampliou o horário de atendimento das unidades que funcionam nas Centrais do Cidadão de Natal (Via Direta e Shopping Estação). Antes das 12h às 17h, agora o atendimento acontece das 9h às 18h45, de segunda a sexta-feira. 

Com a ampliação do horário de atendimento, o Instituto informou que capacidade de produção diária de RGs em Natal saltou de 70 para 126 no Via Direta e de 70 para 120 no Shopping Estação. 

O diretor do Itep, Marcos Brandão, alegou que o órgão e a maioria dos serviços públicos oferecidos atualmente no RN utilizam a internet e o agendamento para que a população tenha acesso aos atendimentos. 

“O agendamento foi criado para facilitar a vida do cidadão, para ele não precisar enfrentar filas e sequer saber se vai ser atendido naquele dia. Mas seguimos estudando soluções que possam ofertar uma demanda ainda maior para a população”, argumentou. 

Para Wilka, que desde o início da pandemia tentava agendar o serviço no site, o agendamento online não ajuda a população, já que nem todos têm acesso à internet para conseguir o atendimento pelo site – que nem funciona, segundo ela e outras pessoas com quem a reportagem do Agora RN entrou em contato. 

“Isso é um horror, é um absurdo esse modelo de atendimento, nem todo mundo tem oportunidade de fazer o documento desse jeito, até porque tem gente que não tem internet. Hoje eu consegui fazer porque na semana passada não peguei uma das 100 fichas e agendaram quem sobrou para hoje. Após tanto tempo esperando vou poder inscrever meu filho no jovem aprendiz e fazer outras coisas, até porque esse documento serve pra tudo”, contou Wilka.

 O Itep acrescentou que em 2020, mesmo diante da pandemia do coronavírus, foram emitidas em média, 15.366 identidades por dia. A direção do Instituto também se comprometeu a buscar soluções que possam aumentar essa oferta.

 O RG é um dos documentos civis básicos, e alvo do Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, estabelecido através de decreto.



Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA