ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

NO RN, 24% DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES FICARAM SEM AULAS EM 2020

 

O Estado tinha a população de 641.958  crianças e adolescentes com idades entre 6 a 17 anos. Foto: Agência Brasil

Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19, cerca de 24, 9% das crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 17 anos ficaram excluídos da educação no Rio Grande do Norte em 2020,  de acordo com o estudo “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um Alerta sobre os Impactos da Pandemia da Covid-19 na Educação”, lançado no último dia 29 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Em entrevista ao programa 12 Em Ponto 98 desta quarta-feira (5), a diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa falou sobre os dados.

“No RN essa população é de um pouco mais de 600 mil, e o estudo mostra que 160 mil entre 6 e 17 anos não tiveram aula em novembro de 2020”, disse Santa Rosa.

Ela explicou que os dados não abrangem os alunos da educação infantil, e nem jovens acima de 17 anos, portanto esse número pode aumentar. O Estado tinha a população de 641.958  crianças e adolescentes com idades entre 6 a 17 anos, dessas 160.059 ficaram de fora da escola. No cenário nacional o número saltou de 1,1 milhão em 2019 para 5,1 milhões em 2020.

“O problema é maior do que os dados da Unicef apontam, porque nós temos jovens acima dos 17 anos ainda cursando o ensino médio, por exemplo. E as vezes até o ensino fundamental através da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, pontuou a diretora do IDE.

De acordo com o estudo, as maiores porcentagens de crianças e adolescentes sem acesso à educação estão nas regiões Norte e Nordeste, em áreas rurais. Além disso, cerca de 70% daqueles sem acesso à educação são pretos, pardos e indígenas (seguindo a classificação do IBGE). O RN tem o segundo pior percentual entre os estados do Nordeste e o sexto entre os 26 Estados e o Distrito Federal.

“O Rio Grande do Norte perdeu para Bahia e para a geografia da região Norte, porque todos os estados que o RN ficou a frente, fora a Bahia, são estados que nós sabemos qual é cenário, as questões geográficas, as dificuldades de acesso. Então, é bastante preocupante porque outros estados do Nordeste ficaram com percentuais por volta dos 12%”, afirmou Santa Rosa.

Cláudia Santa Rosa falou ainda sobre a falta de acesso dos estudantes a aula online, que falta estrutura para garantir o acesso a internet para os alunos de escolas públicas do Estado.

*Com informações da Agência Brasil

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA