ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

SINDUSCON AVALIA QUE OBRAS PÚBLICAS E PRIVADAS NO ESTADO ESTÃO PARADAS

 


A forte retomada da construção civil aguardada ansiosamente pelos empresários em 2021, pelo menos no RN, esqueceu de combinar com a pandemia. 

Em Natal, obras em execução tanto nos âmbitos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) quanto do Governo Cidadão, com recursos do Banco Mundial, são objetos sistemáticos de pedidos de realinhamento de preços para manterem seu equilíbrio econômico e financeiro. 

Já as obras de incorporação, que são os lançamentos de unidades habitacionais, estão paradas aguardando pelo Plano Diretor da Capital, que finalmente deve chegar à Câmara Municipal agora em junho, depois de um longo e tenebroso inverno.

 Na base desse problema, segundo Marcus Antônio Aguiar Filho, Vice-Presidente para Mercado Imobiliário do Sinduscon-RN, está o desequilíbrio das relações contratuais na construção civil diante dos aumentos dos insumos, impactando diretamente nas obras públicas e privadas.

 Dados da Fundação Getúlio Vargas mostram que os preços dos materiais de construção subiram 19,60% no ano passado. Segundo a entidade, alguns insumos tiveram aumentos acima de 50% no mesmo período.

 Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é a “maior alta registrada em todo o período pós Plano Real”.

 “Para se ter uma idéia, várias obras públicas estão rompendo seus contratos, pois o valor dos insumos inviabiliza a execução, uma vez que a variação desses deles é muito superior aos reajustes que estavam sendo previstos”, explicou Aguiar ao Agora RN. 

Lembrou que, a partir de junho do ano passado, houve uma disparada no consumo de materiais de construção, principalmente por pessoas que estavam fazendo reformas, ampliações e novas construções, coincidindo com o aumento dos preços de insumos usados pelo setor no mercado internacional.

 “O dólar ficou alto e várias commodities começaram a faltar no mundo, como o aço, o alumínio e cobre. O resultado é o que estamos vivendo agora”, resumiu Aguiar. 

Ainda de acordo com o VP do Sinduscon-RN, o aumento no número de contratações na construção civil registrado no segundo semestre do ano passado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi pontual.

 “Deveu-se a investimentos localizados feitos pelo governo estadual e prefeitura em algumas obras iniciadas recentemente. São justamente as empresas responsáveis por essa obras que estão solicitando aos entes públicos a revisão do valor dos seus contratos por conta do aumento não previstos nos insumos”, afirmou Marcus Aguiar.

 E concluiu: “A expectativa em 2020 de que todos iriam para a casa, haveria uma paralisação temporária dos serviços, eliminando com a possibilidade de contaminação e a atividade voltaria ao normal – não aconteceu”. 

Preocupada com essa situação, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção vem realizando encontros virtuais para debater o desequilíbrio das relações contratuais na construção civil diante dos aumentos dos insumos.



Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA