LIXÕES NO ALVO: MP, ATRAVÉS DA PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE, EMITE ALERTA FINAL PARA CIDADES DO RN DESTINAREM LIXO PARA ATERRO SANITÁRIO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
REPRODUÇÃO: |
O Ministério Público, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente emitiu um ofício interno para promotores pedindo que fiquem atento a prazos do Novo Marco de Saneamento do Brasil. Segundo o documento, o efeito mais imediato do alerta é sobre cidades onde a destinação de resíduos sólidos não pode mais ser feita para lixões e devem ser enviada para aterro sanitário.
“A lei 14.026/20 estabelece que dia 2 de agosto de 2021 todos os municípios integrantes das regiões metropolitanas deverão encaminhar os seus resíduos para uma destinação final adequada”, alerta o documento.
O oficio ainda destaca o panorama do lado leste do Rio Grande do Norte:
“Diante da existência da solução ambientalmente adequada no RN, através dos 02 (dois) aterros sanitários privados, instalados nos Municípios de Ceará-Mirim e Vera Cruz (ainda não efetivados os aterros sanitários públicos das regiões Oeste e Seridó do RN), sendo INCABÍVEL pois, a manutenção dos lixões ou de aterros controlados no litoral e nas regiões do MATO GRANDE, AGRESTE, TRAIRI E REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL”.
Conforme o mapeamento do órgão, esses dois aterros podem atender 43 cidades.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos