ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

COVID: TAXA DE MORTES ENTRE NÃO VACINADOS É 240 VEZES MAIOR DO QUE A DE IMUNIZADOS COM DOSE DE REFORÇO NO RN

 

Leitos de UTI Covid-19 — Foto: Ariel Dantas

A taxa de morte por covid-19 entre pacientes não vacinados é 240 vezes maior que no caso dos pacientes que completaram o esquema vacinal e tomaram a dose de reforço contra a doença, no Rio Grande do Norte.

O resultado foi publicado em um relatório divulgado nesta sexta-feira (18) pelos pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN.

Para chegar às taxas, os pesquisadores cruzaram dados de dois sistemas criados pelo laboratório e usados pelas autoridades de saúde no estado ao longo da pandemia: o RN Mais Vacina - utilizado na administração da vacinação - e o Regula RN - que administra os leitos da rede pública.

"Foram observados os óbitos de pacientes que foram internados em leitos covid-19 SUS/RN no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, considerando-se somente os óbitos após o início da imunização no RN", informou o relatório.

Os cálculos levaram em conta o número de mortes em cada grupo e a população que faz parte desses grupos.

Em janeiro, 95% dos internados no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, não tinham a imunização completa contra a Covid-19.


Mortes por Covid-19 a cada 100 mil habitantes no RN








Como resultado, os pesquisadores constaram que a taxa de morte por Covid-19 entre pacientes internados e não vacinados era de 693,36 a cada 100 mil habitantes, reduzia já no caso de pacientes com apenas uma ou duas doses e chegava a apenas 2,89 mortes a cada 100 mil habitantes no caso de pessoas que tomaram a dose de reforço.

Das mais de 3 mil mortes registradas ao longo de um ano, 2.183 foram de pessoas que não tomaram nenhuma dose de vacina. Já o número de pacientes que tomaram a dose de reforço e, ainda assim, morreram com a doença, foi de 30.

"A vacinação tem sido uma ferramenta de intervenção pública bastante efetiva e como demonstrado neste Relatório. Sem dúvida, a imunização completa com a dose de reforço são as condições que levam a maior efetividade para evitar formas graves da covid-19 e óbitos. Neste contexto, o estado deve se esforçar para ampliar rapidamente a cobertura vacinal, em relação à D2 e à dose de reforço", diz o relatório.

Os pesquisadores ainda sugeriram duas metas para a vacinação da população até a segunda quinzena de março: 85% com a D2 e 50% com a dose de reforço (D3).

"Ampliar a cobertura da D2 e da Dose de Reforço (D3) poderá contribuir para mitigar os possíveis efeitos da transmissibilidade depois do carnaval", consideraram.

No dia 16 de fevereiro de 2022, o RN conseguiu alcançar 90% de toda a sua população com pelo menos a primeira dose. Segundo os pesquisadores, é possível que, ainda no mês de fevereiro, o estado consiga chegar a 80% de toda a sua população com a segunda dose.

Veja o relatório completo aqui.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA