|
A reserva é responsável pelo controle e distribuição do leite materno para cerca de 80% dos recém-nascidos em situação de risco no RN |
A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), localizada em Natal, precisa de doações para o seu estoque de leites. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do instituto na tarde dessa terça-feira (31). Segundo a unidade, o estoque mínimo necessário para atender toda a demanda interna da MEJC e instituições privadas é de cerca de 15 litros diários de leite. Atualmente, a instituição dispõe de 10 litros.
A maternidade tem como propósito promover a manutenção do aleitamento materno, ajudando mulheres com dificuldades para amamentar. Segundo a intituição pública, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a reserva é responsável, também, pelo controle de qualidade e distribuição do leite materno para cerca de 80% dos recém-nascidos em situação de risco no Rio Grande do Norte.
Conforme informações da MEJC, a doadora deve estar saudável (sem nenhum processo gripal), além de não ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.
De acordo com a maternidade, qualquer quantidade de leite pode ajudar. Dependendo do peso do recém-nascido, 1 ml já é suficiente para nutri-lo a cada refeição. Vale ressaltar que o pote não precisa estar cheio para doar e fazer a diferença.
Como doar
Para doar é só ligar para o telefone (84) 3342.5800 ou enviar mensagem, via WhatsApp, para o número 99135.8217. A doadora vai fazer o cadastro e agendamento com a equipe da unidade de saúde.
Serão disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. A doadora receberá em casa um kit com os potes de vidro e tampa de plástico esterilizados.