ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

EM NATAL, ZONA NORTE LIDERA INCIDÊNCIA DE ROUBOS, HOMICÍDIOS E CRIMES DE LESÃO CORPORAL

 

REPRODUÇÃO    

Em números absolutos, a Zona Norte de Natal concentrou a maior incidência de roubos, homicídios e crimes de lesão corporal praticados na capital potiguar em 2021, de acordo com dados do Relatório Anual sobre Crime e Violência no Município de Natal (2020-2021), divulgado no mês passado.

A região, uma das quatro Zonas Administrativas, foi a líder isolada em homicídios registrados no ano passado: entre os 194 assassinatos em toda a cidade, a Zona Norte teve um índice de 56,2%, ou seja, um total de 109 homicídios.

Dos 5.671 roubos ocorridos na capital potiguar em 2021, a Zona Norte obteve 31% dos crimes; seguida pela Zona Sul, com 30%; Zona Oeste, com 21,1%; e Zona Leste, com 17.8%. Quanto aos crimes de lesão corporal, do total de 4.358, a Zona Norte teve 40,3% dos registros; a Zona Oeste, 27.5%; a Zona Sul, 20%; e por fim, a Zona Leste, com 12.1%.

A Zona Norte “perdeu a liderança” em dois tipos de crimes no ano passado: tráfico de drogas e feminicídio. No tráfico de drogas, a Zona Oeste teve a maior incidência: dos 1.408 crimes, registrou uma taxa de 32%. A Zona Norte aparece em seguida, com 28.7%; a Zona Leste, teve 21.6% e a Zona Sul, 17.8%.

Dos cinco feminicídios registrados em Natal no ano de 2021, de acordo com o relatório, dois foram na Zona Leste, dois na Zona Oeste e um na Zona Norte.

O relatório aponta ainda que Natal teve um aumento de 3,98% na incidência de crimes, em números absolutos, em comparação a 2020 – excetuando-se o crime de homicídio doloso, que sofreu uma redução de 13%.

O documento é do Observatório de Segurança Pública de Natal, parte da estrutura do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed-RN) e da Guarda Municipal de Natal.

Manchas criminais: incidência por bairros

Quanto às manchas criminais nos bairros, é possível observar um destaque para Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte, como uma das localidades que apresentam maior incidência criminal. Em todos os tipos de crimes analisados no relatório, o bairro aparece sempre como o líder ou como segundo colocado.

Dona de 56,2% de todos os homicídios notificados da capital, a Zona Norte tem cinco de seus bairros ocupando os primeiros lugares na lista de maior ocorrência do crime: Pajuçara, com 24 ocorrências; Nossa Senhora da Apresentação, 23 ocorrências; Redinha e Lagoa Azul, com 19 ocorrências cada; e Igapó, com 14 ocorrências.

No que diz respeito a roubo a pessoas, os primeiros lugares da lista são: Potengi e Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte), com 206 ocorrências cada; Ponta Negra (Zona Sul), com 195 ocorrências; Lagoa Nova (Zona Sul), com 185 ocorrências; e Lagoa Azul (Zona Norte), 125 ocorrências.

Em relação a roubo de veículos, aparecem em destaque: Lagoa Nova (Zona Sul), com 176 ocorrências; Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte), com 152 ocorrências; Alecrim (Zona Leste), com 108 ocorrências; Pitimbu (Zona Sul), com 84 ocorrências; e Potengi (Zona Norte), com 81 ocorrências.

Sobre roubos a estabelecimentos comerciais, aparecem em destaque: Lagoa Nova (Zona Sul) e Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte), com 38 ocorrências cada; Planalto (Zona Oeste), Alecrim (Zona Leste), e Potengi (Zona Norte), com 28 ocorrências cada.

Em crimes de roubos a residências, os bairros em destaque são: Lagoa Nova (Zona Sul), com 15 ocorrências; Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte) e Pitimbu (Zona Sul), com 13 ocorrências cada; Planalto (Zona Oeste), com 12 ocorrências; e Neópolis (Zona Sul), com 11 ocorrências.

No tráfico de drogas, os bairros com maior incidência apontados pelo relatório são: Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte), com 64 ocorrências; Ponta Negra (Zona Sul), com 60 ocorrências; Cidade da Esperança (Zona Oeste), com 59 ocorrências; Planalto (Zona Oeste), com 54 ocorrências; e Lagoa Azul (Zona Norte), com 43 ocorrências.

Em crimes de lesão corporal, os bairros em destaque são: Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte), com 143 ocorrências; Ponta Negra (Zona Sul), com 137 ocorrências; Pajuçara (Zona Norte), com 127 ocorrências; Potengi (Zona Norte), com 122 ocorrências; e Lagoa Azul (Zona Norte), com 103 ocorrências.

Por fim, os bairros com maiores ocorrências de violência doméstica são: Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte), com 324 ocorrências; Pajuçara (Zona Norte), com 249 ocorrências; Planalto (Zona Oeste) e Lagoa Azul (Zona Norte), com 212 ocorrências cada; e Ponta Negra (Zona Sul), com 172 ocorrências.

Levantamentos ajudam a direcionar ações de combate

As considerações feitas a partir do relatório do Observatório de Segurança podem direcionar ações destinadas à diminuição da incidência da violência nas diferentes localidades de Natal. O delegado Márcio Lemos aponta que medidas como realocação de efetivo são tomadas utilizando essas pesquisas como base. (*Supervisão da jornalista Nathallya Macedo).

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA