ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

RN TEVE EM MÉDIA 8 MEDIDAS PROTETIVAS CONCEDIDAS POR DIA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

 


A plataforma  Proteger, contador de medidas protetivas desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), registrou que de janeiro a junho deste ano foram concedidas 8 medidas protetivas por dia no estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e de Defesa Social (Sesed/RN), o número de feminicídios registrados no Rio Grande do Norte teve um aumento de 12,5% em relação ao mesmo período de tempo em 2021, subindo de 8 para 9 casos. 

A preceptora Assistente Social no Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba, Renata Rocha, afirma que os registros de violência doméstica e sexual ainda estão aquém da realidade, na qual muitas vezes as vítimas apresentam resistência em denunciar. Mas com o fortalecimento da Lei Maria da Penha e a incorporação de novas medidas à legislação, o cenário tem apresentado melhoras gradativas ao longo dos anos a partir da maior rapidez na emissão de medidas protetivas. 

No Brasil, a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, representou a adoção de  penas mais rigorosas nos casos de violência doméstica no país. Desde então, novas adições foram realizadas com o objetivo de facilitar o acesso das vítimas aos canais de acolhimento especializado. Em 2019, por exemplo, uma adição à norma determinou o prazo de 48 horas para o encaminhamento da vítima a um órgão de assistência judicial. 

De acordo com Renata Rocha, existe a possibilidade de receber ajuda diretamente nos serviços de saúde e unidades hospitalares, sem a necessidade de exposição ou emissão de boletim policial. Esse acolhimento acontece dentro de uma rede de atenção estabelecida em múltiplas frentes de atendimento. A intenção é que a mulher tenha toda a segurança e cuidado no processo de denunciar casos de agressão.

“Quando a vítima chega no serviço, a gente informa que o caso vai ser repassado para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que é exatamente um serviço da política de assistência. Também informamos à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), por ser um caso de violação de direitos. Se a vítima não quiser comparecer [à DEAM], fazemos um relato social, notificando também, se for necessário, para a promotoria. Nesses casos, ela é atendida por uma equipe multiprofissional”, reforça Renata. A solução do atendimento multiprofissional existe para um problema multifacetado, dado que a violência contra a mulher pode ser física, psicológica, direta ou indireta, em grandes ou pequenos atos que instauram a insegurança na vítima.  

Como denunciar 

A campanha Agosto Lilás de 2022 segue o tema "Um instrumento de luta por uma vida livre de violência". Abaixo, listamos os canais de atendimento e denúncias, bem como alguns dos órgãos responsáveis pela rede de atenção e apoio às mulheres vítimas de violência. Numa situação de emergência, ligue 180. 


DEAM Natal Zona Sul (segunda a sexta, das 8h às 18h)

(84) 3232-2530


DEAM Natal Zona Norte (segunda a sexta, das 8h às 18h)

(84) 98135-6792


Plantão DEAM Natal (segunda a sexta, das 8h às 18h e 24 horas nos fins de semana)

(84) 3232-1547 / (84) 3232-6291 / (84) 98135-6538


DEAM Parnamirim (segunda a sexta, das 8h às 18h)

(84) 3644-6407 | (84) 98123-4115


DEAM Caicó (segunda a sexta, das 8h às 18h)

(84) 3421-6040


DEAM Mossoró (segunda a sexta, das 8h às 18h)

(84) 3315-3536

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA