ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

TERMINA NESTA SEXTA PRAZO PARA COMPROVAR VACINAÇÃO DE AFTOSA


Os produtores rurais do RN com animais entre 0 a 24 meses em seus planteis bovinos, que ainda não foram vacinados contra aftosa, têm até esta sexta-feira, 20, para fazê-losob pena de multa e impossibilidade de emitir a Guia de Trânsito animal (GTA).
A comprovação de vacinação, que anteriormente era até o último dia 10, não se aplica para a compra de vacina, que está encerrada. Segundo o presidente do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), Mário Manso, como se trata do penúltimo ano dessa exigência antes do estado conquistar o status de livre da aftosa sem vacinação, “é importante que todos os produtores fiquem atentos e cumpram a formalidade”.
A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

No passado, o RN imunizou mais de 94,52% do rebanho. Hoje, o estado desfruta da condição reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal como ‘livre da febre aftosa com vacinação’. Assim, está apto a exportar seus animais para qualquer país do mundo.
Mário Manso calcula que o rebanho potiguar jovem incluído na necessidade de vacinação compreenda 30% do rebanho total estimado em 950 mil cabeças.
Atualmente, Santa Catarina é o único estado livre sem vacinação há 10 anos. A entrega do certificado pela Organização Mundial da Saúde – OIE – ocorreu em 25 de maio de 2007.
O primeiro passo foi diminuir a dose aplicada em cada animal nos demais estados, quando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizou a redução da dose da vacina contra a aftosa de 5 mililitros para 2 mililitros.
A dose reduzida passou a valer a partir da segunda fase de aplicação, que sempre acontece no segundo semestre, injetando uma quantidade menor de óleo mineral, com redução de reações alérgicas nos animais.

Notícias mais lidas na semana.

BRASIL TEM A PIOR DEMOCRACIA DA AMÉRICA LATINA

SÍTIO NOVO/RN : PREFEITURA ATRAVÉS DA SECRETRIA DE EDUCAÇÃO INICIOU SEMANA PEDAGÓGICA

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/GOIANINHA/PREFEITO: NA ESTIMULADA, NIRA TEM 41,94%; E BERG APARECE COM 24,07%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BRÂMANE/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 61,3%; APROVAÇÃO É DE 33,1%