ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

LEI QUE INSTITUI O PLANO ESTADUAL DE CULTIRA É SANCIONADA NO RN

 


A governadora Fátima Bezerra sancionou nesta sexta-feira (23) a lei que institui o Plano Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte (PEC/RN).

De acordo com a publicação, o Plano será revisto a cada seis anos, em conformidade com a Constituição do Estado.

A pauta foi objeto de debates desde o seu encaminhamento, no ano de 2012, com previsão de revisões a cada cinco anos. Em audiência pública realizada em 2019, representantes dos movimentos culturais propuseram uma reavaliação.

Após a fase crítica da pandemia, a proposta reavaliada foi enviada à Assembleia Legislativa do RN contando com as contribuições de gestores públicos e artistas.

Entre as metas destacadas no Plano, estão os estudos para a criação da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), do Sistema Estadual de Cultura e do Conselho Estadual de Políticas Culturais, que prevê participação de representantes da sociedade civil.

O Plano também propõe a realização de concursos públicos para provimento de cargos efetivos de agentes de cultura, historiadores, antropólogos, cientistas sociais, biblioteconomistas, arquivistas, turismólogos, museólogos, produtores culturais e gestores de políticas públicas.

Para a governadora Fátima Bezerra (PT), a entrega de equipamentos culturais - como o Teatro Alberto Maranhão e a Fortaleza dos Reis Magos - que estavam sem funcionar nos últimos anos é um passo inicial desse plano.

"Sancionarmos essa lei é mais uma garantia do nosso compromisso com o exercício da cultura em suas diversas linguagens e expressões", afirmou a gestora.

Segundo o governo do RN, o Plano Estadual de Cultura busca estabelecer estratégias e ações específicas voltadas para consolidação do processo democrático de valorização cultural, incentivando o seu desenvolvimento, sua integração e a instituição de uma economia solidária e sustentável.

A previsão é que o plano atue na produção, promoção e difusão de bens culturais, na formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura e na valorização da diversidade étnica e regional.

De acordo com a legislação, caberá à Fundação José Augusto (FJA) implantar programas de ações para a promoção, o fomento e a salvaguarda do patrimônio cultural potiguar, implementar uma política de financiamento direto e indireto para estabelecer programas e ações culturais que estejam aliadas ao desenvolvimento do Estado, e reconhecer o patrimônio cultural dos potiguares.

A Fundação José Augusto, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), deverá monitorar e avaliar periodicamente o alcance das estratégias, além da eficácia das ações do PEC/RN, com base em indicadores regionais e locais que quantifiquem a oferta e a demanda por bens, serviços e conteúdos culturais.

Notícias mais lidas na semana.

SINE-RN, OFERECE NESTA SEXTA-FEIRA ( 08 ), MAIS DE 27 VAGAS DE EMPREGO

PROJETO PREVÊ PARTILHA DO DPVAT COM ESTADOS E MUNICÍPIOS, E INDICA CNM PARA O CONTRAN

JUSTIÇA DO RN BLOQUEIA BENS DE PREFEITO E EMPRESÁRIOS DE SERRA NEGRA DO NORTE

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/GOIANINHA/PREFEITO: NA ESTIMULADA, NIRA TEM 41,94%; E BERG APARECE COM 24,07%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BRÂMANE/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 61,3%; APROVAÇÃO É DE 33,1%