RN DEVE GANHAR SETE NOVAS DELEGACIAS DA MULHER EM 2023
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O Rio Grande do Norte deve contar com 19 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM) ainda em 2023. Atualmente, o estado conta com 12. As outras sete devem ser ativadas até o fim do ano, segundo confirmou ao NOVO o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed), Coronel Araújo.
Os municípios contemplados pelas novas DEAMs serão Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Pau dos Ferros, Assú, Nova Cruz e Macau.
“Para esse ano temos prevista a ativação de novas delegacias, entre elas, sete para o atendimento da mulher. Inclusive, foi feita uma delegacia 24h para atender às mulheres na Zona Norte de Natal, e recentemente implementamos uma Delegacia de Plantão em Parnamirim, que também tem atendimento 24h a mulheres e abrange toda a Região Metropolitana de Natal”, explicou Coronel Araújo.
As Delegacias de Atendimento à Mulher são unidades especializadas da Polícia Civil que têm como objetivo principal atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Elas são importantes instrumentos para garantir a proteção e a segurança das mulheres, pois atuam em casos de crimes cometidos no ambiente doméstico e familiar baseados no gênero, bem como na apuração de crimes sexuais, e realizam Boletins de Ocorrência, Medidas Protetivas de Urgência e Oitivas.
Violência doméstica
Segundo o TJ, as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha servem como mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, buscando garantir a preservação da saúde física, mental e patrimonial da vítima. Elas são aplicadas após a denúncia de agressão feita pela vítima à Delegacia de Polícia, cabendo ao Judiciário determinar a execução desse mecanismo em até 48 horas após o recebimento do pedido da vítima ou do Ministério Público.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos