ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

VENDA DE VEÍCULOS NOVOS NO RN VAI CAI 26,4% EM FEVEREIRO, DIZ FENABRAVE

 


Mês de carnaval, que tradicionalmente rouba alguns dias úteis do calendário, fevereiro registrou 1.018 veículos novos e comerciais leves emplacados no Rio Grande do Norte. Uma média de 56 carros de passeio e comerciais leves novos por dia, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a janeiro, a queda na venda de veículos novos foi de 26,45%; quando comparado com fevereiro de 2022, a retração foi de 12,69%.

A nível de comparação, no entanto, a média de carros novos emplacados por dia no RN é bem menor do que a nacional, que registrou 6.653 automóveis por dia, segundo a entidade. Em fevereiro deste ano, foram 1.018 veículos de passeio e comerciais leves vendidos, contra 1.384 em janeiro; em fevereiro do ano passado foram registrados 1.116 emplacamentos. O acumulado – soma de todos os meses do ano – também registrou diminuição: 7,37% a menos que a somatória de vendas dos dois primeiros meses de 2022.

O destaque positivo foi para o setor de caminhões e ônibus, que registraram aumento de 86,36% em relação às vendas de fevereiro do ano passado. Puxados principalmente pelas vendas de ônibus, que cresceram 1.300% em comparação com o segundo mês de 2022. As vendas de caminhão tiveram encolhimento de 2,44%.

NO BRASIL

Em fevereiro, o segundo mês de 2023 apresentou queda de 8,2% nas vendas de automóveis e comerciais leves em comparação com o mês de janeiro deste ano. Quando comparado com o mesmo período de 2022, o encolhimento nas vendas foi mais tímido: 2,68%. Considerando a soma de caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários, houve crescimento nos emplacamentos em comparação a fevereiro de 2022 (+10,48%).

“Tivemos apenas 18 dias úteis em fevereiro e conseguimos evoluir 11,16% no volume diário de veículos sobre o resultado de janeiro. Na média, foram emplacadas 12.801 unidades, diariamente, em fevereiro, contra 11.516 unidades em janeiro deste ano. A elevação sobre o ano anterior está muito relacionada ao auge da crise de falta de produtos que atingiu o setor automotivo, principalmente, nos anos de 2021 e 2022”, analisa Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.

Segundo ele, dados os desafios conjunturais, como a alta taxa de juros e a sazonalidade de início de ano, os resultados são positivos. “Praticamente, todos os segmentos registram alta no acumulado do bimestre, em relação a 2022, com destaque para o mercado de motocicletas, categoria que tem boa expectativa de crescimento para este ano, segundo nossas projeções”, conclui Andreta Jr.

CATEGORIAS

Em todo o país, foram destaques o crescimento de algumas categorias, como a de automóveis e comerciais leves eletrificados, que inclui carros híbridos e elétricos. Em fevereiro, foram 4.294 emplacamentos, contra 4.502 de janeiro – queda de 4,62%. Vale observar um aumento de 23,5% em comparação com o segundo mês de 2022 e um crescimento de 45,75% no acumulado. “Os híbridos seguem dominando este mercado, com participação superior a 80%, mas vale destacar que os emplacamentos de modelos elétricos tiveram alta de 79,7% no bimestre”, ressaltou o presidente da entidade.

Entre as vendas destaque, os ônibus também aparecem em âmbito nacional. Crescimento de 98,27% em relação a fevereiro do ano passado, 78,46% no acumulado do ano e 6,32% em relação a janeiro de 2023. “Essa categoria passou por um período difícil, com as restrições de circulacão e as dificuldades enfrentadas pelas empresas de transporte de passageiros, mas os sinais de uma recuperação consistente já são visíveis. Basta lembrar que a alta acumulada de 2022 foi de 23,4%”, comentou Andreta Jr.

Considerado como um dos segmentos com maior potencial de crescimento para 2023, o mercado de motocicletas segue registrando números positivos. Mesmo com a queda em relação a janeiro (9,02%), houve um incremento substancial em comparação ao segundo mês de 2022 (34,08%) e no acumulado deste ano (28,19%). “Mesmo com a seletividade de crédito, a demanda segue alta, já que se trata de um veículo essencial para a logística urbana das cidades e para qual muitos motoristas de automóveis e comerciais leves têm migrado, seja pela facilidade de locomoção ou por questões relacionadas aos valores gastos em aquisição e combustíveis, por exemplo”, finaliza.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA