ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

CONSTRUÇÃO CIVIL GERA 3.674 EMPREGOS NO RN EM SEIS MESES

 


O setor da construção civil, no Rio Grande do Norte, abriu, no primeiro semestre de 2023, um total de 3.674 novos empregos diretos. Esse foi o saldo entre admissões (17.395) e demissões (13.721), no período de janeiro a junho deste ano, de acordo com o levantamento  do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O cenário segue a tendência de crescimento na geração de empregos no setor registrada em todo o Brasil. O saldo do semestre representa 61,55% do total gerado no Estado (5.969), considerando todos os setores da economia.


No Brasil, de acordo com dados do Caged, o saldo de empregos formais do setor no primeiro semestre do ano foi de 169.531, resultado da admissão de 1.198.664 e do desligamento de 1.029.133. A construção é o segundo segmento, no País e no Estado, que mais está empregando  – à frente está apenas o segmento de Serviços.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN) destaca que o Rio Grande do Norte vem apresentando uma variação positiva ao longo do primeiro semestre deste ano. “Quando ampliamos o período, levando em consideração os anos de 2022 e 2021, geramos mais de 11.000 empregos de carteira assinada”, comemora o vice-presidente de obras públicas do Sinduscon/RN, Marcus Aguiar. 

Os dados positivos são uma amostra da importância da construção civil para a economia do Brasil e do RN. “Investimentos em energias renováveis, retomadas de algumas obras públicas e novos investimentos no mercado imobiliário podem justificar esses números”, completa Aguiar. A entrada em vigor do novo Plano Diretor impulsinou o setor.  

Para os próximos meses, a expectativa é de que novas vagas sejam abertas, em virtude da implementação do programa social do Governo Federal, o Minha Casa, Minha Vida e dos novos empreendimentos previstos para Natal, de acordo com o novo PDN. “Há também a expectativa de obras públicas anunciadas pelos governos municipais, estaduais e federais, bem como o início de novas obras de incorporação imobiliária, muito em razão da revisão do plano diretor de Natal”, afirma Aguiar.

Atualmente, com a marca de cerca de 36 mil empregos formais registrados, por sua capilaridade, a geração de empregos na construção civil tem a capacidade de refletir no crescimento de vagas em diversas outras atividades da economia. “Esse reflexo é visto no comércio, com o fornecimento de insumos para obras, até em atividades menos lembradas, como o fornecimento de alimentação e o setor de transportes”, ressalta Aguiar. 

Com o novo Plano Diretor, sancionado no dia 6 de março de 2022, a capital potiguar aumentou sua lista de empreendimentos imobiliários e já contabiliza 17 grandes empreendimentos que já foram licenciados desde então. Eles estão distribuídos pelos bairros da zona Sul (Capim Macio, Neópolis, Ponta Negra) e da zona Leste (Tirol, Petrópolis, Areia preta), com investimentos que já somam R$ 1,5 bilhão. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a expectativa é de que esse montante chegue a R$ 3 bilhões nos próximos três anos, considerando os 31 projetos cujos processos de licenciamento estão em andamento na pasta.

Demais setores

No geral, o setor privado no RN gerou um saldo positivo de 2.474 vagas em junho deste ano, resultante de 18.460 admissões e 15.986 desligamentos, de acordo com os dados do Caged, divulgados nessa quinta-feira (27). No primeiro semestre do ano, o saldo foi a 5.969, resultado de 101.936 admissões e 95.967 demissões. 

Nos primeiros seis meses do ano, o setor que gerou mais vagas foi o de serviços (5.677), seguido pela construção civil (3.674); comércio (548). O saldo de empregos foi negativo na agropecuária (-3.360) e indústria (570). Este ano, em todos os meses o saldo de empregos na construção civil foi positivo. Em janeiro alcançou 198; em fevereiro, 454; em março, 885; em abril, 876; em maio, 622 e em junho, 361.

Caged

Empregos na Construção Civil

Janeiro a junho de 2023
Admissões: 17.395
Demissões: 13.721
Saldo: 3.674
Saldo total no Estado: 5.969

Junho de 2023
Admissões: 3.264
Demissões: 2.625
Saldo: 639
Saldo total no Estado : 2.474

Estoque: 33.707

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA