ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

ITA CONSTRUIRÁ ESPAÇONAVE PARA MISSÃO LUNAR COM A NASA

 


O Brasil logo terá uma missão lunar não tripulada para chamar de sua, a ser realizada em parceria com a Nasa. O projeto, batizado de SelenITA, foi apresentado na sexta-feira (21) por Luis Loures, engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e coordenador da iniciativa no país, durante a edição nacional do evento online International Moon Day.

A sonda, que nasceu no Brasil e acabou absorvida pela agência espacial americana, consistirá em um satélite e um pacote de instrumentos a ser colocado na superfície lunar por uma missão comercial de transporte contratada pela Nasa.

O nome brinca com as palavras Selene, deusa grega da Lua, e ITA, o originador do projeto. O satélite em si será construído pelo instituto em São José dos Campos (SP) –o segundo a ser feito em parceria com a Nasa, depois do Sport, lançado à órbita terrestre baixa a partir da Estação Espacial Internacional no ano passado– e deve contar com sete instrumentos, dois fornecidos pela Universidade de Iowa, um pela Universidade de Michigan e dois pelo ITA, além de um pelo Centro Marshall de Voo Espacial da Nasa e uma câmera.

A espaçonave

A espaçonave se enquadra na categoria das missões de baixo custo e consiste em um cubesat (satélite de pequeno porte montado com sistemas que podem ser comprados “na prateleira”) com formato 12U, ou seja, 12 volumes de 10 cm x 10 cm. O projeto tem apoio da AEB (Agência Espacial Brasileira) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Os principais objetivos da missão serão estudar os campos magnéticos locais que existem em algumas regiões da crosta lunar e sua interação com o vento solar, além de estudar o transporte de poeira pela superfície do satélite natural, causado por fenômenos elétricos e impactos de asteroides e meteoroides, e o ambiente de radiação na superfície.

Todos os temas são importantes no contexto do programa Artemis, que a Nasa lidera para promover um retorno tripulado à Lua ao longo desta década. O primeiro voo lunar orbital de astronautas nesta nova iniciativa deve acontecer no fim de 2024 –52 anos após a última visita humana ao satélite natural, com a Apollo 17, em 1972.

Com a SelenITA, o Brasil já tem duas missões lunares em desenvolvimento. A mais antiga é a Garatéa-L, missão privada em parceria com instituições públicas de pesquisa que consiste em um cubesat 6U e tem foco em astrobiologia, com o estudo de culturas de bactérias expostas ao ambiente de radiação do espaço cislunar, ou seja, nas proximidades da Lua. De acordo com Rodrigo Leonardi, da Coordenação de Satélites e Aplicações da AEB, as duas estão neste momento em processo de qualificação na agência brasileira.

O Brasil aderiu em 2021 aos Acordos Artemis, tratado apresentado pelos EUA que visa disciplinar questões gerais na exploração pacífica da Lua, abrindo as portas para cooperação na exploração lunar. A Nasa tem todo interesse em atrair o país para aprofundar sua participação no projeto e nesta segunda-feira (24) o administrador da agência, Bill Nelson, estará em Brasília, onde vai se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No dia seguinte, irá a São José dos Campos, onde tem agenda no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Mensageiro Sideral – Folha de S. Paulo

Notícias mais lidas na semana.

PESQUISA: 57% CONSIDERA LULA CULPADO; 95% QUEREM LAVA JATO CONTINUANDO

INSCRIÇÕES PARA I MOSTRA FILMES POTIGUARES SEGUEM ATÉ SEGUNDA-FEIRA (28)

PREFEITO JOSIMAR PARTICIPA NO DISTRITO DE REDENÇÃO DA REABERTURA DO POSTO DE SAÚDE

Postagens mais visitadas deste blog

LOJA JC FERREIRA E MARCA "ONÇA BRAVA" , REALIZAM CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO DOS FUNCIONÁRIOS, EM SANTO ANTÔNIO

SANCIONADA EM JULHO POR MICHEL TEMER, REFORMA TRABALHISTA ENTRA EM VIGOR NESTE SÁBADO

PESQUISA: 57% CONSIDERA LULA CULPADO; 95% QUEREM LAVA JATO CONTINUANDO