CARLOS EDUARDO TEM 26%; NATÁLIA 18%; E CANDIDATO DE ÁLVARO DIAS 9%; DIZ PESQUISA EXATUS
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PSD) se mantém na liderança da corrida pelo Palácio Felipe Camarão, segundo nova pesquisa realizada pelo Instituto Exatus a pedido do AGORA RN.
Assim como nos últimos levantamentos, neste mais recente, o ex-prefeito é o 1º colocado na preferência do natalense tanto na pesquisa espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, quanto na pesquisa estimulada, modalidade na qual é apresentada ao eleitor uma lista com possíveis candidatos.
Na estimulada com nove opções, Carlos Eduardo lidera com 26,1%. Ele é seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 18,54%. Um candidato apoiado pelo atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos), seria o 3º colocado, com 9,06% das preferências.
Na sequência, aparece o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 6,07%. Depois dele, está o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 3,24%, e o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega (MDB), com 3,16%.
Fechando a lista estão a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), com 2,16%; o comunicador Bruno Giovanni (sem partido), com 1,66%; e o vereador de Natal Robério Paulino (PSOL), com 1,58%.
Além disso, 19,53% responderam que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 8,9% não sabem ou não responderam.
Espontânea
Na espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, Carlos Eduardo foi citado por 7,4% e lidera. Depois dele, aparece Natália Bonavides, com 4,57%. O candidato de Álvaro Dias, que ainda não é conhecido, tem 2,33%. Os demais nomes testados na estimulada, além do policial reformado Wendel Lagartixa, também foram citados, mas tiveram menos de 1% cada.
O número de indecisos é elevado: 74,65% não sabem ainda em quem votar, ou não quiseram responder a esse item da pesquisa. Outros 9,64% indicaram que, se a eleição fosse hoje, votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.
Rejeição
A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos possíveis candidatos. O mais rejeitado seria um nome apoiado por Álvaro Dias – 13,97% disseram que não votariam de jeito nenhum em um candidato aliado do atual prefeito. Em segundo lugar, Carlos Eduardo foi citado por 8,15%. Natália Bonavides é a terceira mais rejeitada, com 5,57%.
Na sequência, aparecem Paulinho Freire (4,66%), Rafael Motta (3,99%), Bruno Giovanni BG (3,41%), Robério Paulino (3,24%), Irapoã Nóbrega (2,58%) e Eudiane Macedo (2%).
Nessa pergunta, 25,35% responderam que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 27,1% não sabem ou não quiseram responder.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos