O câncer de próstata, o mais incidente no homem, foi a razão para mais de 16.055 óbitos no Brasil em 2021, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. O mês de novembro é marcado para chamar a atenção sobre esse tema no público masculino, buscando a conscientização e prevenção para esse tipo de tumor. A campanha desse ano, realizada pela a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), traz a mensagem: “Saúde também é papo de homem”.
De acordo com o Ministério da Saúde, embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.
Em Natal, o laboratório DNA Center lançou o Check-Up Azul, com descontos em uma série de exames voltados para a saúde do homem. A ação está disponível em todas as unidades do laboratório e vale até o fim do mês para os exames de hemograma, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicerídeos, glicose, ureia, creatinina, TGO, TGP, GGT, sumário de urina, parasitológico, PSA total e livre, TSH, T4L e Anti-TPO.
Os sinais mais comuns na fase inicial do câncer são dificuldade urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na presença desses sintomas, recomenda-se a realização de exames.
Segundo o presidente da SBU, Alfredo Félix Canalini, o objetivo do Novembro Azul é conscientizar os homens sobre a necessidade dos cuidados com a própria saúde de forma rotineira, e não somente quando aparece algum problema.
“Além da divulgação dos hábitos para se ter uma vida saudável, também informamos que muitas doenças, na fase inicial, são totalmente assintomáticas, mas podem ser diagnosticadas e tratadas mais facilmente com exames periódicos de check-up. O câncer da próstata é o melhor exemplo disso”, disse o médico.