O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (4), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). Foram disponibilizadas 276.566 bolsas, sendo 215.530 integrais e 61.036 parciais, em cursos de graduação e cursos superiores sequenciais de formação específica. Os interessados em participar do processo seletivo do segundo semestre de 2023 devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Desde 1º de maio, o salário mínimo no Brasil é de R$ 1.320. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no Prouni, o ministério utiliza a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em que o participante obteve o melhor desempenho.
Além do programa de bolsas, começam hoje (4) as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que se estendem até esta sexta-feira (7). Os candidatos devem fazer a inscrição através do portal do Fies. De acordo com o Ministério da Educação, para esta edição estão sendo ofertadas 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas. O candidato pode consultar as vagas no momento da inscrição, pois o sistema apresenta as ofertas por estado, município e instituição de ensino superior.
Para se inscrever, o candidato precisa ter participado do ENEM entre as edições de 2010 e 2022; ter tirado pontuação média nas cinco provas igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação; não ter participado da edição como "treineiro", além de possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos. O ministério deve divulgar a ordem de classificação e pré-seleção no próximo dia 11, em chamada única.
Ainda nesta terça se encerra o prazo para inscrição na lista de espera da segunda chamada do Sisu, programa que dá acesso as universidades públicas do País.
Com informações de Agência Brasil