ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

RN TEM A MAIOR PROPORÇÃO DO NORDESTE DE PESSOAS QUE CONSULTARAM MÉDICO, DIZ IBGE

75% dos potiguares se consultaram  Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com maior proporção de pessoas que fizeram algum tipo de consulta médica entre 2019 e 2020. Ao todo, 75,4% da população potiguar se consultou neste período. O dado é da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e foi divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de ser o principal estado nordestino - e também ficar a frente de todos os estados do Norte - no quesito, o RN fica atrás da média nacional, que é de 76,2%.

O PNS 2019 apresenta dados sobre domicílios, acesso e utilização de serviços de saúde. A coleta dos dados ocorreu entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020.




Outro dado apontado na pesquisa é que 82,3% da população potiguar procura sempre o mesmo médico ou serviço de saúde quando necessita de atendimento. Esse percentual é maior que as médias do Brasil (76,5%) e do Nordeste (76%). No ranking das federações, Alagoas (82,3%) e São Paulo (82,5%) tem proporções semelhantes - as mais altas do país.

Segundo o IBGE, "quanto maior o nível de instrução, menor é a parcela da população que costuma repetir o lugar ou profissional de quem recebe atendimento". No RN, são 84,6% das pessoas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto que procuram o mesmo médico ou serviço de saúde. Entre as pessoas com ensino superior completo, esse número é de 76,9%.

Segundo a pesquisa, 18,7% dos potiguares têm plano médico ou odontológico, número abaixo da média nacional, que é de 28,5%, e maior que a média do Nordeste (16,6%). Segundo o IBGE, "esse dado evidencia a elevada dependência dos norte-rio-grandenses da rede pública de saúde, tendo em vista que 81,3% não têm plano nem médico nem odontológico".

Outro dado levantado é de que 16,4% dos potiguares têm plano de saúde médico (não inclui os planos exclusivamente odontológicos), o que representa a terceira maior proporção entre os estados do Nordeste. A média nacional é de 26%. Quanto aos planos odontológicos, 10,5% dos norte-rio-grandenses têm o serviço, menos que a média do Brasil (12,7%).

A Pesquisa Nacional de Saúde levantou ainda o dado de que dos 1.128.000 de domicílios potiguares, 39,3% deles têm cachorro e 20,6% têm gato. Desse total, 74,3% (ou 560 mil) lares possuem o animal vacinado contra a raiva - a maior proporção do Nordeste. Esse número também é maior que a média nacional, que corresponde a 72% dos domicílios.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA