ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

RN TEM A MAIOR PROPORÇÃO DO NORDESTE DE PESSOAS QUE CONSULTARAM MÉDICO, DIZ IBGE

75% dos potiguares se consultaram  Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com maior proporção de pessoas que fizeram algum tipo de consulta médica entre 2019 e 2020. Ao todo, 75,4% da população potiguar se consultou neste período. O dado é da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e foi divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de ser o principal estado nordestino - e também ficar a frente de todos os estados do Norte - no quesito, o RN fica atrás da média nacional, que é de 76,2%.

O PNS 2019 apresenta dados sobre domicílios, acesso e utilização de serviços de saúde. A coleta dos dados ocorreu entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020.




Outro dado apontado na pesquisa é que 82,3% da população potiguar procura sempre o mesmo médico ou serviço de saúde quando necessita de atendimento. Esse percentual é maior que as médias do Brasil (76,5%) e do Nordeste (76%). No ranking das federações, Alagoas (82,3%) e São Paulo (82,5%) tem proporções semelhantes - as mais altas do país.

Segundo o IBGE, "quanto maior o nível de instrução, menor é a parcela da população que costuma repetir o lugar ou profissional de quem recebe atendimento". No RN, são 84,6% das pessoas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto que procuram o mesmo médico ou serviço de saúde. Entre as pessoas com ensino superior completo, esse número é de 76,9%.

Segundo a pesquisa, 18,7% dos potiguares têm plano médico ou odontológico, número abaixo da média nacional, que é de 28,5%, e maior que a média do Nordeste (16,6%). Segundo o IBGE, "esse dado evidencia a elevada dependência dos norte-rio-grandenses da rede pública de saúde, tendo em vista que 81,3% não têm plano nem médico nem odontológico".

Outro dado levantado é de que 16,4% dos potiguares têm plano de saúde médico (não inclui os planos exclusivamente odontológicos), o que representa a terceira maior proporção entre os estados do Nordeste. A média nacional é de 26%. Quanto aos planos odontológicos, 10,5% dos norte-rio-grandenses têm o serviço, menos que a média do Brasil (12,7%).

A Pesquisa Nacional de Saúde levantou ainda o dado de que dos 1.128.000 de domicílios potiguares, 39,3% deles têm cachorro e 20,6% têm gato. Desse total, 74,3% (ou 560 mil) lares possuem o animal vacinado contra a raiva - a maior proporção do Nordeste. Esse número também é maior que a média nacional, que corresponde a 72% dos domicílios.

Notícias mais lidas na semana.

SINE-RN, OFERECE NESTA SEXTA-FEIRA ( 08 ), MAIS DE 27 VAGAS DE EMPREGO

PROJETO PREVÊ PARTILHA DO DPVAT COM ESTADOS E MUNICÍPIOS, E INDICA CNM PARA O CONTRAN

JOÃO DÓRIA SE TORNA CIDADÃO NATALENSE E RECEBE APOIO PARA 2018

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/GOIANINHA/PREFEITO: NA ESTIMULADA, NIRA TEM 41,94%; E BERG APARECE COM 24,07%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BRÂMANE/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 61,3%; APROVAÇÃO É DE 33,1%