ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

QUANTIDADE DE INCÊNDIOS TEM AUMENTO NO ESTADO

 


O número de incêndios florestais tem apresentado aumento no Rio Grande do Norte. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros do estado (CBMRN), a corporação registrou um aumento de 6,3% no atendimento desse tipo de ocorrências em todo o estado, quando foram recebidos 371 chamados para combate a chamas em região de matas. O levantamento leva em conta o mês de outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, que teve 349 atendimentos contra incêndios florestais. Em novembro, foram pelo menos3 incêndios que chamaram a atenção na Grande Natal.

Pelos dados levantados pelo Corpo de Bombeiros, os servidores da corporação atenderam 12 focos de fogo em matas por dia no mês passado. O aumento da temperatura é um dos fatores que explicam esses números, associado à ação humana, segundo o chefe do Estado-Maior Operacional do CBMRN, tenente-coronel Élton Queiroz. Neste mês, houve incêndios em Emaús, Cidade Satélite e Parnamirim.

"Os incêndios florestais são sazonais. Mas podemos reverter esse quadro com o apelo de conscientização das pessoas. Algumas dessas ocorrências, infelizmente, acontecem em razão da ação humana com a limpeza de terrenos baldios, queima de lixo ou na preparação do solo para plantações", disse ele. 

O período entre as 10h e 17h do dia é considerado o período crítico de surgimento de focos de incêndio. O despejo de lixo em áreas de mata também tem contribuído para o aumento dessas ocorrências, de acordo com o tenente André Mendes, oficial de Operações da corporação. Ele diz que a conscientização da população também seria um aliado para evitar esses casos.

"Tem também a questão do incêndio criminoso, seja ele doloso ou não. Se você teve o dolo de jogar uma bituca de cigarro ou mesmo tocar fogo pra ver como é que funciona, o que acontece, aí tem essa parte criminosa. A gente não consegue identificar porque tinha que ter denúncia, teria que ser coletadas as informações e identificar", relatou o tenente André Mendes.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE solicitou a quantidade de incêndios criminosos registrados pela Polícia Civil, mas não obteve retorno até a publicação dessa matéria. Os cidadãos que identificarem incêndios de origem criminosa podem denunciar a prática no número 190.

 Além desses fatores, o tenente-coronel Élton Queiroz também acredita que o aumento na quantidade de atendimentos a incêndios florestais no estado está atrelado ao aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros, o que tem auxiliado na melhora do tempo de resposta da instituição.

Em caso de necessidade, como os agricultores que preparam seus terrenos, é importante fazer aceiros (faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo, que tem como finalidade prevenir a passagem do fogo para área de vegetação) e observar qual o melhor tempo e horário.

Outra recomendação é que os terrenos baldios sejam mantidos limpos, sem entulhos e se alguém perceber algum foco de incêndio deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA